BLOG

Os Huds devem ser proibidos no Poker Online?

30 de maio de 2019 | Poker news

Antes de começar gostaria de ressaltar que esse é um texto com a minha opinião (Daniel Almeida) sobre os HUDS. Não existe verdade absoluta aqui, apenas a minha opinião.

  • O QUE SÃO HUDS?

HUD (abreviação de “Heads Up Display”) é uma das funcionalidades de softwares como o PokerTracker, o Holdem Manager e o Hand 2 note. Essa funcionalidade oferece um resumo estatístico das frequências com a qual cada oponente da mesa toma determinada ação baseado nas mãos anteriores daquele oponente que estão armazenadas no banco de dados do software. Por exemplo, o hud consegue averiguar que nas 1000 mãos que você tem armazenadas de um determinado oponente ele optou por 3betar 92 delas ou seja, o oponente tem 9.2% de 3bet naquela amostra.

  • QUAL VANTAGEM ELE OFERECE AO USUÁRIO?

Primeiramente que ao usar um HUD o usuário pode se permitir jogar mais mesas visto que possui um software analisando as frequências de cada oponente na mesa e, caso não houvesse, teria que o próprio usuário analisar qual oponente dá raise demais ou de menos, qual oponente têm muito fold pra 3bet e assim sucessivamente. Em segundo, caso o usuário possua um número grande de mãos em seu banco de dados de um determinado oponente ele pode fazer adaptações estratégicas precisas de acordo com os números mostrados no HUD.

  • ELES ESTÃO DISPONÍVEIS PARA TODOS?

Sim, eles estão disponíveis para qualquer jogador que queira adquirir algum dos programas que oferecem a funcionalidade. O ponto da eventual proibição do uso é diminuir a vantagem que os usuários teriam sobre os outros jogadores (principalmente sobre os recreativos) e um dos argumentos dos defensores do uso do HUD é que ele está disponível para todos. O ponto é que boa parte do dinheiro que movimenta o mercado do poker vem dos jogadores recreativos e eles, por terem o poker como hobby, muitas vezes não querem usar softwares avançados pois estão apenas jogando para se divertir. Se eventualmente esses jogadores passam a ganhar em uma frequência menor e/ou praticamente nunca ganhar eles tendem a abandonar o jogo numa frequência maior. Isso traz prejuízos no longo prazo aos ecossistema como um todo e principalmente aos regulares que dependem da movimentação de dinheiro gerada pelos recreativos para ter uma lucratividade alta.

  • QUEM SÃO OS PRINCIPAIS BENEFICIADOS COM A PROIBIÇÃO?

Acredito que os principais beneficiados são primeiramente os recreativos que poderão aumentar sua taxa de ganhos e/ou diminuir sua taxa de perdas. Entre os regulares creio que os mais beneficiados sejam os que fizeram um trabalho longo com solvers e estudos do jogo equilibrado (GTO) pois quando não temos HUDs e amostras estatísticas para praticar um jogo explorativo temos que jogar o mais próximo possível do equilíbrio até possuirmos informações sobre o adversário que nos façam desviar do equilíbrio.

Em um primeiro momento será complicado se adaptar ao jogo sem HUD principalmente para os que o utilizam há muitos anos mas no longo prazo, se ninguém utilizar, será mais saudável para o ecossistema e creio que será benéfico a todos.

 

Veja algumas notícias sobre o mundo do poker.
18 de outubro de 2019
Move Up no Poker by Ramonkrop
2 de setembro de 2019
Preparação para o WCOOP